DEMOCRACIA Y JUSTICIA

DEMOCRACIA É NOSSO LEMA!
JUSTIÇA É O NOSSO PROPÓSITO
A PAZ O NOSSO OBJETIVO.!

LA DEMOCRACIA ES NUESTRO LEMA
LA JUSTICIA NUESTRO PROÓSITO
LA PAZ NUESTRO OBJETIVO!

sexta-feira, 29 de março de 2013

O SIGNIFICADO ESQUECIDO DA SEMANA SANTA.




Se foram os tempos de menino, onde a Semana Santa era verdadeiramente de “santidade”. Começava com as missas todos os dias da semana e procissões pelas ruas da cidade, levando a imagem do Cristo carregando a cruz, se detendo nas casas dos paroquianos para em sinal de devoção e penitencia, nos ajoelharmos orando relembrando em cada estação  o caminho do Calvário que Jesus percorreu. Isto se repetia todos os dias da semana até a sexta feira da paixão, onde a imagem do Cristo morto saía da catedral e dava a volta nas principais ruas da cidade com a multidão acompanhando num silencio respeitoso que somente era quebrado pela voz do padre no megafone rezando o Pai Nosso e o Ave Maria sendo acompanhado pelos fieis  ao uníssono. Estou me referindo aos praticantes da fé católica. Os  protestantes, também guardavam e respeitavam a semana santa no seus rituais. 

Na minha geração, desde tenra idade, fomos ensinados pelos nossos pais -geralmente era a mãe ou avó encarregada desta nobre tarefa- sobre quem foi  Jesús Cristo, sua missão redentora na terra, seu Evangelho iluminador, as ignominiosas torturas e humilhações que sofreu quando foi preso uma semana após ter entrado como rei em Jerusalem, finalmente sua cruel crucifixão e morte e sua posterior ressurreição. Também aprendíamos a orar e éramos instruídos espiritual e moralmente sabendo que existia um Deus que era bom mas que também era JUSTO, e que teríamos um dia que responder por nossos pecados ou violações das Leis Divinas.. Que era errado roubar, mentir, matar, em fim´, fazer mal ao próximo. Esta educação de valores morais começava pela nossa família, era reforçada pela escola, e por ultimo relembrada na catequese antes da primeira comunhão. Isto como cristãos e católicos. DAQUELA ÉPOCA!!!!

Mas hoje em dia, as coisas mudaram. Infelizmente para pior! Temos nos distanciados cada vez mais dos nossos valores espirituais e morais e nos enchemos cada vez mais das ilusões materiais. As maiorias das crianças e jovens desta geração tem como ídolos, o jogador de futebol, o artista ou ator de sucesso, o Youtuber, a (o) influenciador digital,  do que o próprio Jesús. Está se tornando raro achar uma criança "Cristã"   de 6 o 7 anos de idade, que saiba rezar o Pai Nosso ou que saiba a historia do Messias Redentor. As mães que deveriam ter a responsabilidade da instrução espiritual do filho, argumentam que não tem tempo, que chegam cansadas do trabalho, mas acham  tempo para ficar assistindo a novela, o Big Brother, ir ao salão de beleza, gastando seu tempo nas mídias sociais, enfim, se preocupando mais pelas coisas ilusórias  materiais se esquecendo de instruir o filho sobre o valores eternos. OS VALORES MORAIS-ESPIRITUAIS!

Nestes tempos de pandemia e a iminente terceira guerra mundial,  em que vivenciamos parte do que chamam “finais dos tempos”, onde a dor e a morte se fazem presente nas guerras que acontecem no oriente, na polarização, disseminação do ódio e perseguição politica feroz e infame que o sistema faz contra seus opositores, deveriam ser dias de oração, de recolhimento espiritual, exame de consciência, introspecção, reforma intima, reflexão e penitencia, virou  uma festa de “feriadão” onde as pessoas se cumprimentam desejando uma “feliz páscoa” e “bom feriado”  já se preparando para o “sacrifício” de  na sexta feira "santa", ter que se fartar de bacalhau e vinho (para quem pode) ou de sardinha, peixe  e cerveja-(para quem menos pode), para finalmente no domingo comer aquele ovo da pascoa de chocolate que ganhamos ou compramos. 

Nos esquecemos da parte sofrida da historia onde o Cordeiro de Deus, numa semana como esta, 3 mil anos atrás, sofria torturas terríveis nas mãos dos seus algozes para finalmente numa sexta feira, ser cruelmente morto numa cruz! Com dois detalhes importantíssimos :  Ele NÃO merecia isso, e Ele fez isso  POR NÓS! 

 É raro hoje em dia, achar uma família que se diga “Cristã”, que preserve a tradição e faça da Semana Santa uma oportunidade de relembrar os momentos de sofrimento do Cristo para a redenção do carma coletivo  humanidade.  

Eu admiro as outras religiões onde os seus fiéis são ensinados desde tenra idade, a preservar a sua tradição, que relembram e honram a cada ano a figura do seu Avatar, ou Profeta , seja ele  Buda,  Krishna, Moisés, Baháú´lahh, Maomé, Confúcio, Meishu Osama,  e tantos outros, jejuando, orando, fazendo momentos de reflexão e lendo seus textos religiosos  e recordando em família, a historia e os ensinamentos  desse ser iluminado.

 Está na hora de nós, autodenominados “Cristãos” , aprender com as outras religiões a guardar e honrar nossa tradição religiosa Judaica Cristã com seus valores morais espirituais  e junto aos nossos filhos -pelo menos na semana santa- relembrar a paixão (não sei por que esse nome, em vez de usar a palavra AMOR) e morte do maior herói da religião Cristã, do Divino Profeta Jesus, que se ofereceu para sair do paraíso celestial onde se encontrava ao lado de Deus, para se encarnar neste mundo atrasado, egoísta de provas e expiações, onde sofreu horrores, sendo caluniado, traído, torturado, humilhado, trocado por um malfeitor e finalmente crucificado e  morto, somente por ter trazido luz espiritual ao mundo.

Espero sinceramente, que possamos refletir sobre quais são os nosso verdadeiros valores, se os materiais -que são passageiros e ilusórios- ou os  espirituais que são eternos e reais,  e se estes últimos são condizentes com nossas atitudes no cotidiano, principalmente com o nosso próximo, de acordo com a mensagem deixada pelo Divino Mestre nos Evangelhos. Caso contrário ele teria se encarnado, sido torturado e crucificado em vão! 


 

 

 

 

Um comentário:

Lícia Caroline disse...

Deus nosso pai todo poderoso.