DEMOCRACIA Y JUSTICIA

DEMOCRACIA É NOSSO LEMA!
JUSTIÇA É O NOSSO PROPÓSITO
A PAZ O NOSSO OBJETIVO.!

LA DEMOCRACIA ES NUESTRO LEMA
LA JUSTICIA NUESTRO PROÓSITO
LA PAZ NUESTRO OBJETIVO!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

CONTO DE NATAL MÍSTICO



 Estava tudo muito belo e tranquilo naquela tarde véspera do Natal na pequena cidade do interior do sul do Brasil. A prefeitura enfeitara as ruas com lâmpadas coloridas em alusão ao Natal que se aproximava. Flores de diversas espécies e cores foram plantadas no coração da praça onde se repintaram os bancos que serviam de descanso para os caminhantes, recanto para namorados e Esteio para mendigos.A pequena praça possuía como monumento um soldado carregando um fuzil, erguido em homenagem aos expedicionários que o Brasil enviara para lutar na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, e que em vigília permanente, olhava fixo para a rua que dava acesso ao único meio de transporte que chegava na cidade: O trem Zé fumaça. Existia a lenda de que o velho que morava na praça, e que alguns comentavam que era um tipo de feiticeiro, pois que escrevia estranhos símbolos no asfalto a cada final de ano, teria realizado uma magia, fazendo com que a massa de cimento do soldado adquirisse “Energia Espírito”, de maneira que pudesse ter o dom de enxergar o coração dos imigrantes que chegavam na cidade. Quem trouxesse dentro de si algum mau propósito a ser cometido contra a comunidade, era expulso a golpes de coronhadas pelo espírito do eterno guardião de cimento.Estava tão arraigada a superstição, que os bandidos evitavam a cidade para cometer seus crimes .

Num dos bancos da praça, José estava sentado, ruminando em pensamentos sobre as duras provações---ou seriam expiações-  que enfrentara  ao longo do ano que terminaria assim que virasse a folha do calendário nos próximos dias. Fez uma retrospectiva de tudo que tinha tentado para resolver seus sofrimentos: padres, pastores, pai de santo, seitas e religiões das mais variadas, centros espíritas, casas de Candomblé, Umbanda e de todas as bandas de anjos e demônios que existiam na região. Tudo em vão!

Olhando para a estátua, sentiu-se também petrificado na sua vontade de resolver as coisas que o atormentavam. Comparou o peso da mochila do soldado com o peso da sua já quase insustentável cruz que vinha carregando há algum tempo. Achava-se no fundo do poço, deprimido, sem emprego , sem esperança e sem família,.  O ultimo parente que tinha ainda viva na terra era sua mãe, ela teria desencarnado durante a pandemia que assolou o mundo . Somente não se suicidara por que sabia pela literatura Espírita que o suicídio além de nada resolver, faria com que o sofrimento aumentasse ainda mais depois da morte, no vale dos suicidas, e ainda teria um pesado carma a pagar na próxima vida caso tomasse a fatal decisão.

Encontrava-se no auge do seu devaneio quando, sentou-se ao seu lado, um idoso maltrapilho que parecia um mendigo, que começou a olhá-lo insistentemente. José, percebendo que estava sendo observado, virou-se para evitar o olhar obstinado de tão estranho personagem. Este, suspeitando da iminente fuga daquele, foi direto ao assunto:- “ Eu sei onde podes encontrar a respostas paras tuas duvidas e achar uma solução aos teus problemas”_ Uma onda de calafrio  percorreu a espinha de José indo  parar no couro cabeludo lhe arrepiando os poucos cabelos que ainda lhe restavam. Olhando desconfiado para o velho, o reconheceu como sendo o que comentavam seria o feiticeiro louco que morava na praça. Respondeu-lhe rispidamente : _” E quem  disse ao senhor que estou com com problemas?  E ademais, quem não os tem? O velho sem lhe tirar o olhar profundo, respondeu :Sei que a maioria das pessoas, para não dizer todas, os tem, afinal de contas as incertezas,  as provações e sofrimentos fazem parte deste mundo.. Porém, posso observar que elas estão causando graves prejuízos a tua saúde psíquica e física.E como o senhor sabe?_ perguntou José,  em tom grosseiro ---        Mergulhando no interior do teu ser através das tuas pupilas. É o que modernamente chamam de “Iridologia” respondeu lhe o velho.  Mas deixa isso prá lá . Tem alguém que pode te ajudar a encontrar as tuas respostas. Gostaria de o conhecer? Perguntou. José não sabia mais o que pensar. Seria o velho realmente louco como comentavam? ou seria realmente um bruxo, como outros sustentavam. Finalmente após refletir, decidiu seguir uma voz vinda não sabia de onde, que lhe dizia - “Vá em frente! ao final de contas... não tens mais  nada á perder!.

-Está bem, seu... como é seu nome mesmo? “Noelio. Podes me chamar assim” respondeu o velho. _ Está bem seu.. Noelio onde haverei de achar esse alguém que irá me ajudar? Perguntou José ainda em tom um pouco ríspido - No Morro do Chapéu-! Respondeu-lhe.  José deu uma risada sarcástica ao mesmo tempo em que pensava :“ “só essa me faltava”!. O que estou fazendo aqui falando com um velho maluco e ainda marcando encontro no Morro do Chapéu” -O velho continuou: - Se decidires ir em frente e acreditar, espero-te na ladeira do morro as sete horas da noite ”. Tchau!  Noelio levantou-se do banco e sumiu assim tão rápido como apareceu.

O “Morro do Chapéu”, é uma imponente montanha que se ergue num vale na divisa com o município vizinho. Tinha a forma de um chapéu coco, daí o seu nome. Misteriosas luzes eram vistas em noites de lua cheia tanto no interior da montanha como algumas vindas do céu. Corriam boatos que o lugar servia de pouso para naves intergalácticas assim como ponto onde  bruxas e bruxos se reuniam para realizarem seus rituais, alguns para fazer o bem, outros o mal.

Seguindo a sua voz interior, as 18:30  , Jose estava sentado numa pedra ao lado da ladeira que dava acesso á  montanha, chegara alguns minutos antes pois o lugar era de difícil acesso e pegara o  ultimo ônibus das 17 horas . O crepúsculo oferecia uma aquarela fenomenal, porém ele estava alheio para ver tamanha beleza  .Estava mergulhado nos seus pensamentos que também lhe diziam que estava ultrapassando a linha divisória entre a sanidade mental e a loucura, sentado esperando por estranho personagem num lugar ermo, quando sentiu alguém bater lhe o ombro direito . Virou-se e lá estava Noelio, com um sorriso largo, mostrando os poucos dentes que ainda lhe restavam na boca. O relógio da igreja da cidade bateu 7 horas em ponto!

Começaram a subir o íngreme morro. A lua cheia que foi surgindo no horizonte, foi servindo de farol e durante o longo trajeto de mais de três  horas,  José foi conhecendo toda a riqueza em sabedoria espiritual que havia naquele personagem maltrapilho que recém conhecera. Falou-se sobre o Bem e o Mal, sobre a Vida e a Morte, Carma e Reencarnação, Destino e Livre Arbítrio, Justiça Divina e a Lei de causa e efeito, e como não poderia deixar de ser, sobre as causas e consequências da pandemia que castigara  o planeta fazia um ano. Seria uma forma de punição da Justiça  Divina, ou seria fruto do orgulho materialista da ciência humana?

José já tinha passado por experiências de mortes coletivas causadas por um terremoto e uma guerra civil na sua terra natal. O primeiro causado pela natureza, e o outro causado pelo egoísmo, ambição  e ignorância dos homens! 

 (*)Com que objetivo Deus atinge a humanidade por meio de flagelos destruidores? -Perguntou José ao Mago-. Para fazê-la avançar mais depressa! Respondeu de maneira enfática o velho Mago. Complementando: - a destruição e necessária para a regeneração moral dos espíritos que adquirem, a cada existência, um novo grau de perfeição! (José compreendeu que falava sobre a reencarnação,  Lei Cósmica Divina que ele tinha conhecido através de estudos espiritualistas faz muito tempo atrás) O velho mago continuou: - E preciso ver o fim para lhe apreciar os resultados. Não os julgais se não pelo vosso próprio ponto de vista pessoal, e os chamais de “flagelos” por causa do prejuízo que vos ocasionam. Mas esses transtornos são frequentemente necessários para fazer alcançar, mais prontamente, uma ordem melhor de coisas, e em alguns anos, o que exigiram séculos”. (*) copiado do Livro dos Espíritos de Allan Kardeck Cap 6. 

Ao longo da subida e da conversa de aproximadamente três horas, José foi fazendo perguntas, agora sobre o propósito da vida e sua irmã paralela: a morte! De onde nós viemos? Com que propósito viemos ou estamos aqui? Para onde vamos depois? Soube que a vida nunca se perde, pois é uma energia indestrutível- essa é a semelhança que temos com Deus- explicou-lhe  o Mago, - ... e o que nos conhecemos e tememos tanto e que denominamos “morte” e nada mais que um estado de transição entre um “estado” da vida para outro, ou seja de um estado de vida corpóreo (material) para outro estado imaterial  (espiritual). Fez uma analogia com a transformação do estado físico da agua, do liquido (corpóreo) ao gasoso (não corpóreo espiritual) provocado pelo fogo (a “morte”). Então a vida não se perde, só se transforma! exclamou José. Exactamente! -replicou o agora amigo Noelio . Nada se perde no universo! Tudo se transforma!  A partir desse momento José deixou de temer a morte e agora tinha uma profunda admiração e respeito por aquele personagem que ele, no seu preconceito, julgara ignorante pela sua aparência externa! Quanta sabedoria havia dentro dessa aparência simples e  desleixada!  Pensou!

O manto azul-escuro do céu já abrigava as pequenas e cintilantes estrelas quando chegaram no topo da montanha onde tinha uma gruta escavada nas rochas. Lá de cima, dava para olhar as luzes da cidade e as pessoas percorrendo  freneticamente as ruas do comercio para tentar saciar os seus impulsos de consumo.

 - Bom, chegamos!_ falou Noelio. –“Deverás  ficar aqui nesta gruta  a noite toda em estado de meditação” ;  enfiando a mão na  sacola que trazia a tira colo, o velho pegou um pacote que estendeu pra Jose dizendo : “ Acende este incenso e esta vela  e procura ficar olhando para ela o maior tempo que for possível . Amanhã as sete virei te procurar. – Entregou-lhe uma vela de 7 dias de cor violeta, uma caixa de incenso de sândalo e uma caixa de fósforo e despediu-se com um forte e aconchegante abraço.

José procurou um lugar dentro da gruta onde se acomodar, afinal iria ficar a noite toda em estado de oração e meditação. O clima no alto do morro estava bem agradável com uma suave e fresca brisa e a lua cheia iluminando o ambiente como um imenso holofote. Pegou a vela e acendeu-a, colocando-a bem na sua frente sobre uma pedra num lugar ao abrigo do vento, sentou-se ajeitando as costas na parede de pedra dura, encolheu as pernas, apoiou o queixo nos joelhos abraçando-os, em posição quase fetal começou a sua viagem interior, sempre olhando para chama da vela.

Foi pouco a pouco se desligando dos seus sentidos objetivos e do seu mundo exterior.  Sua respiração foi se tornando lenta e profunda, fazendo com que mergulhasse no seu mundo interior que não conhecia. Minutos depois, começou a sentir uma onda de suave calor invadir-lhe o plexo cardíaco que foi subindo para a cabeça, à medida que a onda se espalhava suave e deliciosamente por todo seu corpo começou a perceber os latidos do seu coração. Nunca tinha reparado nesse valioso  órgão ao longo da sua vida.  Foi quando aconteceu o forte zumbido a penetrar-lhe seus ouvidos e logo após se viu flutuando fora do seu corpo. No começo teve medo. Será que morri? –perguntou-se. Quando de repente se viu transportado a milhares de quilômetros de distancias em frações de segundos chegando a um lugar que parecia um templo da Grecia antiga, com enormes colunas na entrada. Estava experimentando um desdobramento astral do seu corpo psíquico ( períspirito) .

Na porta o aguardava um ancião de longa cabeleira e abundante barba brancos como o algodão. O seu olhar doce e profundo parecia atravessar-lhe a alma como uma espada afiada. Empunhava um cajado com um estranho símbolo na extremidade superior que já tinha visto em sonho antes. Vestia um longo vestido branco envolto por resplandecente luz. A primeira palavra que lhe veio na cabeça foi Papai Noel, mais depois de refletir um pouco, percebeu que este era um ser diferente, quase um fantasma, pois parecia transparente. O Ser o recebeu com um caloroso abraço que fez o José ter um Déjá-Vu,  a sensação  de que eles já se conheciam á séculos e que sempre foram amigos.

 Com um sorriso convidou-o adentrar ao recinto se dirigindo a uma sala que continha uma imensa biblioteca. Após percorrerem por diversos estantes cheio de livros chegaram a uma onde tinha um com um rotulo escrito com o nome e sobrenome atual do José. Na estante, cuidadosamente enfileirados se achavam livros um com a capa mais envelhecida que o outro.  O SER  assinalando os livros lhe dize com uma voz solene: ‘ Aqui está a tua historia “.  Jose começou a percorrer os olhos pelos livros onde constavam na lombada de cada um deles, um nome diferente do seu atual, as vezes masculinos outras feminino, e as vezes com letras em outro idioma que não o seu idioma atual . Tinha também uma data de nascimento marcada com uma estrela e outra de morte marcada por uma cruz. Ele num impulso quis pegar um dos livros ao que foi educadamente impedido pelo anfitrião que lhe dize em tom suave porem firme: “Não te é permitido saberes tudo sobre tuas outras vidas, somente o necessário para te servir de referência na tua atual existência.  Ato seguido, tomou 7 livros, começando com o ultimo da fileira que era onde estava escrita a sua vida atual; cada um dos livros tinha algumas folhas selecionadas por uma fita violeta e entregou a Jose dizendo  “só te é permitido ler as folhas que estão marcadas com a fita . Boa viagem no conhecimento de ti mesmo” e desapareceu. 

 Jose achou uma canto  e começou a ler, não como aprendera no curso de leitura dinâmica, se não que por razoes inexplicáveis, conseguia ler as linhas que precisava somente com olhar a página. Como estava numa dimensão cósmica onde não existia tempo nem espaço, ele leu em frações de segundos o que levaria dias ou talvez semanas se tivesse lendo na condição corpórea. Detalhe: as letras todas estavam escritas numa tinta preta que ficava indelével mesmo com o passar do tempo. 

 Nos livros que datavam antes de 1960- data de nascimento da sua existência atual- estavam fatos marcantes que tinham acontecido que nunca teria imaginado ter feito, não agora, com seus atuais valores morais. Cada fato trazia escrito no cabeçalho: DIVIDA CÁRMICA e um número.  Cada detalhe estava ali registrado:  pensamentos, sentimentos, palavras, emoções, ações, omissões, vícios e virtudes praticados ao longo de cada existência. Soube que em uma vida fora negro e escravo. Sorriu pensando que era por isso que detestava o racismo e que se sentia atraído pelas mulheres de pele escura, mas também soube que noutra existência anterior, fora um orgulhoso e lascivo fazendeiro dono de escravos assim como fora também noutra um soberano guerreiro e pouco humano. Noutra fora um Juiz implacável. Em todos os livros a dureza de sentimentos e a rebeldia do caráter estavam presentes, assim como os excessos dos prazeres da carne. Ficou atônito ao descobrir que fora um religioso que se deixou seduzir pela luxuria. Isso explicava seu gosto pela espiritualidade assim como sua fraqueza pelos prazeres da carne.

Na medida que ia lendo, foi se dando conta que a maioria dos sofrimentos da vida atual eram proveniente das violações das Leis Divinas que tinha cometido em outras vidas. A sua CONSCIENCIA ESPIRITUAL começava a se iluminar. Com o Ego adormecido e relegado a segundo plano e agora com a consciência desperta e colocada em primeiro plano, se dava conta como tinha sido ignorante e pecara contra Deus e contra seu próximo por diversas vezes, umas vezes intencional e outras não . O seu egoísmo inato (todo ser humano nasce egoísta)  e orgulho foram marcantes em quase todas as suas existências o que fez com que por diversas vezes abusasse do poder que detinha em varias encarnações! Se preocupara mais em satisfazer seus caprichos e desejos , mas em TER do que em SER. Lembrou-se da celebre frase do Shakespere que seu pai costumava repetir: “ SER OU NÃO SER! EIS A QUESTÃO!   -“Ah se eu soubesse da  Lei de Causa e Efeito, não estaria sofrendo tanto agora” – refletiu entristecido. Lembrou da sua mãe que dizia “Aqui se faz, aqui se paga”,... “Nesta ou noutra vida”...-complementou ele agora em pensamento.

Surpreendeu se ao descobrir que todos os livros tinham na última página o balanço dessa vida com os números de débitos e créditos adquiridos. Sim, também tinha adquiridos créditos pelos atos e sentimentos de bondade, altruísmo e caridade que tinha praticado com o próximo, e que foram valiosos na hora de receber a ajuda da Providencia Divina! Sorriu!

 Lagrimas começaram a escorrer molhando as folhas dos livros que ele apressadamente tentava secar com um lenço; um sentimento profundo de tristeza e arrependimento tomaram conta do seu espírito. Estava praticando o PRIMEIRO PASSO: ACEITAÇÃO  dos seus erros, das suas fraquezas, dos seus defeitos!

Depois de ler os livros das suas existências pretéritas , foi a vez de ler o da sua vida atual. Fatos marcantes que ainda lembrava estavam ali escritos, e outros que tinha esquecido e que estavam guardados no seu subconsciente emergiram, o que explicaria a maioria dos seus sentimentos neuróticos atuais. Surpreendeu se ao perceber que na sua vida atual trazia traços de caráter ou sub personalidades das outras encarnações. Qualidades e defeitos de caráter apareciam no seu inventario moral. Na medida que continuava fazendo seu esforçado trabalho de autoconhecimento,  tirando “os bichos” das jaulas do seu zoológico interno e os demônios dos porões do seu inferno interior, ia “linkando” os seus sofrimentos atuais com os débitos carmicos do passado.

Agora compreendia o que significava a expressão “JUSTIÇA DIVINA”, e como tudo era produto do Amor imensurável de Deus! Não existia castigo para seus crimes do passado e sim oportunidade de reparação em cada existência. Lembrou-se que ela, a justiça divina, age  como antigamente se agia na escola , repetir de ano quando o aluno não aprendia uma disciplina. Ele não era expulso e sim se lhe dava a oportunidade de, através do esforço próprio, avançar; igualmente assim O Criador não mandava ao inferno sua criatura, sua misericórdia infinita lhe dava uma segunda, terceira, infinitas chances até aprender a Lei do Amor. Oh bendita Lei da Reencarnação! Exclamou!!

Quando terminara de ler a última folha da sua atual existência, lembrou se da fórmula contável que aprendera no curso técnico em contabilidade que fizera quando cursara o ensino medio:  “todo debito corresponde a um credito e vice versa” . A conta não fechava!  Tinha passado ate agora mais sofrimentos dos que devia nos débitos cármicos .  Foi quando ouviu a voz grave e profunda vindo do SER  que estava nas suas costas sem que ele percebesse : - O que não são débitos são provações para o teu adiantamento espiritual que tu mesmo pedistes antes de encarnar”. Jose levou um susto que o fez pular do chão. Agora tudo ficava cristalinamente claro.

 A partir desse momento, fora lhe dado a conhecer algumas respostas de todas as suas dúvidas existências . Os momentos cruciais, de dor e sofrimento  de suas vidas, presente e passadas, as que eram necessárias para seu adiantamento espiritual , foram lhe apresentada em sucessivos flashes em forma de slides, em questões de segundos. Deu-se conta que apesar de tudo, existia dentro dele um Ser originalmente puro e divino, que o vinha acompanhando desde que Deus o criara. Era a centelha divina que originalmente o fazia “semelhante ao seu Criador”. Ele, o SER,  estava  sempre advertindo  sobre os seus “descaminhos”, ao longo das suas vidas. Quanta dor e lágrimas teria evitado se tivesse ouvido essa voz de Amor e Sabedoria que esse SER que habitava no fundo da sua consciência lhe ditava diariamente de ano em ano e de reencarnação em reencarnação.

O Ser, lendo seus pensamentos continuou : “Deus não força ninguém a seguir o caminho do bem, Ele apenas o mostra! O Ser humano goza de um dom que nem os anjos tem: O LIVRE ARBITRIO. Ele envia seus Messias ou Avatares, de tempos em tempos, de região em região, para mostrar  os caminhos. O ser humano tem a livre escolha de seguir pelo caminho estreito e difícil que conduz a salvação e a felicidade ou o largo e cheio de facilidades que leva a perdição e a dor”

Profundamente triste e com lagrimas que caiam copiosamente encharcando lhe a camisa, olhou para o Ser e notou que também lágrimas começaram  a escorrer pelo rosto iluminado do Divino Amigo. Parecera que com o olhar houvera troca de pensamentos e sentimentos, percebendo assim a dor que o Mestre  sentia pelos descaminhos do seu discípulo .Não houve palavras, somente pensamentos e sentimentos. Seguidamente houve uma explosão de emoções retidas nas entranhas da alma de José durante séculos. Jogou-se nos braços do amigo e chorou compulsivamente aquele choro “ vindo do fundo da Alma”.

Depois , sentiu como que seu ser se fragmentasse em milhões de partículas e se fundisse com o tudo. Era uma sensação centenas de vezes  melhor das que ele já teve na sua existência corpórea .  Ele que já tinha experimentado algumas drogas ilícitas e tido centenas de orgasmos sexuais, a sensação de nenhuma delas igualava  a maravilhosa sensação que experimentava no momento. Era algo indescritível na linguagem humana. Estava experimentando um ORGASMO PSÍQUICO, ou Orgasmo da Alma,  o prazer inefável da sua mente e dos seus sentimentos. Depois essa onda arrebatadora foi diminuindo pouco a pouco e seu cérebro passou a emitir ondas alfas deixando-o numa deliciosa letargia.

 O Ser lhe dize em tom paternal: “ Notastes que ate agora tens escrito tua historia com a tinta preta da ignorância “ ao mesmo tempo que lhe oferecia uma pluma com tinta dourada concluindo, “agora depende de ti começar a escrever com as letras de ouro da Sabedoria ” . José pegou o valioso presente, agradeceu com um forte e fraterno abraço, e após um tempo,  seu espírito desdobrado voltou para o seu corpo físico.

As sete em ponto de uma bela manhã de Natal foi acordado com um perfume agradável lhe invadindo as narinas. Abriu os olhos e viu o sorriso desdentado do velho Noelio que o observava com um ar de alegria enquanto fazia círculos concêntricos com uma vareta de perfumado incenso ao redor da sua cabeça. O velho , só pelo olhar de José sabia que ele tinha se libertado dos fardos que carregava ao longo dos anos. Pode perceber nos olhos do novo amigo, que a Luz da Verdade tinha entrado e dissipado as trevas do sofrimento e ignorância às quais se achava acorrentado durante anos. .E CONHECERES A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ! Disse-lhe sorrindo. 

Finalmente o Amor Crístico, tinha renascido na dura manjedoura do seu coração petrificado.

José retribui o sorriso dele com outro cheio de imensa alegria e paz , inspirou profundamente e depois expirou lentamente fechando suavemente os olhos, deixando estampado no seu rosto uma imensa calma que lhe invadia a Alma. Partiu para outra dimensão da vida. Levava com ele a pluma dourada que ganhara do SER  para começar a escrever, agora com letras douradas, as novas linhas da sua vida futura!

 Na cidade embaixo se ouviam músicas natalinas e na cidade acima um coral angelical cantava: “Gloria a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de Boa Vontade!

FELIZ NATAL! FELIZ NAVIDAD! MERRY CHRISTMAS E UM NOVO ANO COM EVOLUÇAO DO SER!