Assim que nasci, já vim com o passaporte com o visto de entrada junto com meu visto de saída, de volta a pátria espiritual -a nossa verdadeira pátria !. Já nasci, como disse o filosofo Karnal, “condenado a morrer”. Vim consciente de que estaria temporariamente neste planeta escola, para pagar algumas dívidas cârmicas do passado -(já que tudo se paga na vida, seja nesta ou nas próximas) e também para adquirir experiências que, -dependendo do o meu livre arbítrio- sirvam como aprendizado que façam evoluir o meu espírito imortal
Já estive perto da morte em diferentes ocasiões (terremoto, afogamento, guerra, cárcere e tortura etc ) e sinceramente, não tenho medo de morrer e sim de ser um mal defunto. Já a ciência demonstrou que além do corpo físico, o ser humanos é constituído de uma “energia vital” que o anima enquanto esta clinicamente vivo e que o deixa quando as funções vitais deixam de existir. Esta energia vital que conheço como “Espirito”, segundo a Lei da Conservação da Energia, não se perde mais se transforma.
Sendo pois um ser “imortal” do ponto de vista do Espirito, qual seria então o proposito de estar “vivo” neste mundo?
Vim aqui com o único e precípuo propósito de EVOLUIR, INTELECTUAL, MATERIALMENTE mas PRINCIPALMENTE no aspecto MORAL ESPIRITUAL que é o que tem mais valor para a vida eterna do espírito.
E esta ai que esta um dos maiores problemas da humanidade! Nossos pais, a escola, e a sociedade nos preparam e moldam para sermos “bem sucedidos na vida” de uma maneira materialista, mesmo que seja por cima de valores e princípios éticos , i.e, sem se preocupar em nos educar nos verdadeiros valores que são fundamentais á parte espiritual e eterna do ser. Somos educados para TER pouco importando o SER.
Admiramos e ate
invejamos os personagens que a mídia e
as redes sociais nos apresentam como “vencedores” , geralmente com posses
materiais além das necessárias, ostentando luxos e extravagancias e raramente
encontramos nessa mesma mídia, personagens com valores morais dignos de
admirar. Quando me refiro a valores morais , me refiro a AMOR, JUSTIÇA, VERDADE, HONESTIDADE, CARÁTER , FRATERNIDADE, EMPATIA, COMPAIXAO, PACIENCIA,
TOLERANCIA, DISCIPLINA,
FORÇA DE VONTADE, e outras virtudes que nos enriquecem espiritualmente como seres humanos.
Aprendemos que “vencer na vida” é quando chegamos a satisfazer os nossos desejos e instintos materialistas. E isto esta enraizado na nossa educação cultural. Vejo isso mais de perto com o meu dia a dia como professor onde vejo como "alguns" jovens são mal educados focando mais no sentido materialista que espiritualista da vida, tanto no lar como reforçado na escola. Foram-se os tempos onde existia as disciplinas de educação moral cívica e religiosa!
Viemos sim neste mundo para crescer, ESPIRITUAL-MORAL, INTELECTUAL E MATERIALMENTE, o problema está em que negligenciamos ou deixamos por ultimo o o aspecto ESPIRITUAL-MORAL do ser e damos prioridades a obtenção de bens materiais.
É isto que eu chamo de maneira metafórica de SE PREPARAR PARA SER UM BOM DEFUNTO: Se esforçar ao longo da vida para ir adquirindo esses valores espirituais morais que são fundamentais para o SER, pois estes são os que contam na vidas espiritual- que é a vida REAL e ETERNA- e nao as coisas a que nos apegamos neste mundo ilusório e que deixamos para trás quando partimos dele.
Desde que passei a morar vizinho ao cemitério, todas as manhas quando abro a janela do meu quarto, me deparo com a visão da finitude da vida material, isto me faz lembrar que existe um trabalho de auto aperfeiçoamento a ser feito nesse dia, trabalho este no campo moral onde alguma virtude nova terei que aprender em contato com outros seres humanos, e que fará com que, através do esforço da vontade e na luta contra o Ego, agregue valores ao meu espírito imortal, de forma que quando me toque morrer na carne seja um Bom Defunto, para que - despojado do envoltório carnal, possa ser um bom espirito quando chegar a pátria espiritual.
SER OU NAO SER: EIS A QUESTÃO! (Shakespere)
" A VIDA NÃO COMEÇA NO BERÇO, NEM ACABA NO TÚMULO" (Espirito Leocadio José Correia)