DEMOCRACIA Y JUSTICIA

DEMOCRACIA É NOSSO LEMA!
JUSTIÇA É O NOSSO PROPÓSITO
A PAZ O NOSSO OBJETIVO.!

LA DEMOCRACIA ES NUESTRO LEMA
LA JUSTICIA NUESTRO PROÓSITO
LA PAZ NUESTRO OBJETIVO!

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O ABUSO DA LEI MARIA DA PENHA



O  ABUSO DA LEI MARIA DA PENHA  http://bit.ly/2vJsnL2


Dia 7 de Agosto, fizeram  11 anos de ser criada a Lei Maria da penha que  alterou o Código Penal, como a introdução do parágrafo 9, do Artigo 129, possibilitando que agressores de mulheres em âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. Estes agressores também não poderão mais ser punidos com penas alternativas. A legislação aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos; a lei prevê, ainda, medidas que vão desde a remoção do agressor do domicílio à proibição de sua aproximação da mulher agredida.

Não vou me deter sobre os méritos que esta lei  trouxe  em relação a proteção  e prevenção da mulher de agressões e ate femicidios cometidos no Brasil e no mundo. É indiscutível a importância da referida lei diante do grande número de mulheres que são vítimas dos mais variados tipos de violência .

Quero me referir aqui ao uso abusivo desta lei em que que algumas mulheres inescrupulosas – na maioria das vezes ate aconselhadas por também inescrupulosos e antiéticos advogados- estão fazendo para prejudicar o seu ex-companheiro ou em outros casos por mulheres agressivas e desequilibradas que agridem física e verbalmente o homem e quando este se defende elas  se fazem de vitimas fazendo denuncias falsas nas Delegacias Especializadas da Mulher (DEAM) 

Também existe a violência contra o homem que também é um problema sério, que não vem a publico, pela vergonha que estes sentem em denunciar agressões sofridas por parte de mulheres.]  Estas vão desde  coação psicológica, estelionato (como casamentos por interesse), arremesso de objetos e facadas , agressões e humilhações verbais etc.
Um estudo de Fernanda Bhona, 2013, acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), constatou que de 480 entrevistados, 77% dos homens relatou ter sofrido violência doméstica contra 71% das mulheres.

Um juiz de Sete lagoas, criticou e até considerou inconstitucional  esta Lei chegando a rejeitar medidas  protetivas alegadas por supostas violência domestica . Sugeriu que com este absurdo de lei- que chamou de “mostrengo tinhoso”- “ o homem ira se tornar um tolo, mole no sentido de se ver na contingencia de ter que ceder facilmente as pressões e chantagens da mulher” .
Se tornou corriqueiro mulheres inescrupulosas e sem nenhum senso moral, se utilizar de maneira mal intencionada desta lei para fazer denunciação caluniosa,  objetivando  fazer valer suas vontades ou desejos, mesmo que inexistente qualquer delito por parte de seus parceiros ou ex-parceiros,, seja movidas pela vingança, ciume, e até para as que fazem Estelionato Patrimonial visando ficar com o patrimônio do casal, geralmente a casa, obtendo do Juiz um mandado através de Medida Protetiva de Urgencia, (MPU) para que o suposto agressor saia do lar.
 Alias, um dos principais motivos  que leva essas mulheres a buscar as Delegacias Especializadas da Mulher (DEAM) é justamente a obtenção destas (MPU’s) objetivando o afastamento do companheiro do lar,mesmo que aquele não tenha causado-lhe qualquer mal ou seja que em momento algum foram vítimas de quaisquer dos crimes previsto na legislação (ameaça, injúria, lesão corporal, etc) Fazem desta lei um mecanismo de chantagem quando há um processo de divórcio em trâmite com discordâncias na divisão de bens ou seja, leva-se para a seara criminal o que em verdade deveria ser discutido nas Varas de Família , Este fato, gera sérios danos morais e psicológicos ao homem quando escorraçado do lar e obrigado a  procurar abrigo  na maioria das vezes na casa de amigos parentes ou filhos  diante a medida arbitrária e injusta. Conheço um caso de um conhecido que chegou a se suicidar ante a humilhação e a impotência de poder defender sua honra e dignidade.

Outras mulheres agem maliciosamente, objetivando saciar seus caprichos, crueldades e para coagir o homem a algo que o mesmo se recusa a fazer ou cumprir  ou simplesmente por vingança baseada em alguma mágoa ou rancor deixado ao longo do relacionamento.
Assim percebe-se que a legislação criada para a proteção das mulheres ante as conhecidas agressões masculinas acabou por dar-lhes também uma arma contra seus  ex-companheiros.

Com a viralização do tema pelas redes sociais  e pela repercussão que está tendo– o da mulher vítima da agressão do homem- pelas novelas da Globo e chamadas na T.V., hoje qualquer pessoa que seja  do sexo feminino pode denunciar falsamente pela referida lei somente para  prejudicar o desafeto do sexo masculino. E não precisa obrigatoriamente  ser o companheiro. Poder ser o vizinho desafeto ou por pura maledicência como escrevi em artigo anterior.
 Tem até mulheres que se autoagridem- seguindo esterótipos novelescos Globais- para criar lesões que geram provas como “corpo de delito”. Tem outro grupo, que cansadas do relacionamento e querendo a separação são incentivadas a cometer este tipo de denuncia até por organizações feministas e do LGBT. Conheço um caso real e imediato de uma mulher que botou dentro de casa uma lésbica declarada,  do movimento, com fortes e avantajados traços físicos masculinos - músculos e até barba- estudante de educação física e lutadora de artes marciais para obrigar o homem sair do lar sob chantagem e ameaça.
O uso e abuso desta lei fez com que recentemente fosse criada em Itabuna pelo governador Rui Costa a Operação Ronda Maria da Penha ((OPRMP) para atender "unicamente as mulheres que possuem medidas protetivas contra os supostos agressores" segundo o Governador PTista.
O aparelhamento desta operação conta com uma viatura e 11 policiais treinados exclusivamente para este objetivo. Com isto chego a deduzir que a violência contra a mulher tem aumentado desproporcionalmente em relação a roubos, assaltos, homicídios tráfico e demais crimes em Itabuna para colocar a disposição exclusiva todos estes recursos para atender um dispositivo da Lei Maria da Penha. Ou será mais uma bandeira eleitoreira do PT para o próximo pleito pelo poder  de 2018?

Importante observar que a grande maioria das denúncias têm como objeto os crimes de ameaça (art. 147 do Código Penal) ou Injúria (art. 140 do Código Penal), crimes estes que não deixam vestígios físicos não sendo cabível qualquer exame pericial para sua averiguação, ou seja, apenas a palavra da mulher tem peso para a instauração de inquérito policial e deferimento das MPUs bastando a palavra da vítima como prova o que é um absurdo.


Falsa Denuncia também é Crime:
 O que muitas dessas mulheres não sabem e a gravidade que uma  falsa denúncia pode gerar. Desconhecem  que o registro de ocorrência baseado em falsas denúncias é crime com pena que pode variar de 2 a 8 anos de reclusão.
Trata-se aqui do crime de Denunciação Caluniosa previsto no art. 339 do Código Penal:
“Art. 339. Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente: Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.”

  Conclusão:
Diante do atual quadro de reais violências domésticas contra as mulheres e das muitas falsas denúncias o que se deve buscar, efetivamente, não é o afastamento desta lei e sim mecanismos de controle, averiguação da veracidade da denúncia e punições exemplares quando tais denúncias mostrarem-se falsas. E preciso muita cautela e argúcia de parte dos operadores do direito, principalmente quem recebe a denuncia como o de quem julga, quanto a este assunto tão delicado que pode levar a cadeia uma pessoa injustamente.
As supostas vitimas deveriam ser advertidas na Delegacia da Mulher quanto a implicação da denuncia ser caluniosa e ser colocado um cartaz com letras garrafais na sala onde são tomados os depoimentos que diga: DENUNCIA CALUNIOSA É CRIME com pena de prisão! 
São necessários melhores critérios para a aplicação desta lei, especialmente por não ter o (suposto) agressor o direito ao contraditório e ampla defesa conforme estipula o tão importante Princípio da Presunção deInocência. Desta maneira, o (suposto) agressor na verdade é a grande vítima onde, mesmo que não lhe seja aplicada qualquer punição ao final do processo, o mesmo terá que respondê-lo sujeitando-se a uma condição humilhante, angustiante e desnecessária pelos meses ou anos subsequentes a denúncia.

Por outro lado o Artigo 5º da Constituição diz claramenteque homens e mulheres são iguai em direitos e obrigações. Violência, seja física, psicológica ou verbal acontecem provindas de ambos os sexos, por que diferenciar ou catalogar um gênero- o feminino neste caso- em vantagem ao outro?
O fato que a relatora desta lei seja a Comunista Jandira Feghali –uma das integrantes da  turma do “grelo duro” a quem Lula se referiu- me faz pensar que foi movida mais por motivos ideológicos de gênero -feminista-  do que  jurídico. Virou uma guerra dos sexos- feministas contra machistas- homem versus mulher,  com preconceitos perigosos para o homem pois que a Lei deveria de ser iguais tanto para homens como paras mulheres como reza Constituição. 









domingo, 23 de julho de 2017

A MALEDICÊNCIA




“Não levantarás falsos testemunhos contra teu próximo” 8º Mandamento da Lei de Deus)

Segundo o dicionário a Maledicência é: detração, murmuração, menosprezo. É a ação de depreciar o mérito, a reputação ou a fama de alguém, falar mal dos outros, ter má língua ou ser mal falante. E a maneira que algumas pessoas utilizam para tentar  destruir a honra de outra

Foi a maledicência do Sinédrio -grupo de sacerdotes que dirigiam os judeus na época de Jesus-na figura de seu líder máximo Caifás- o que determinou que Jesus fosse crucificado. Foram eles que, no seu afã de se desfazer do incomodo profeta- que colocava em xeque seu prestígio e liderança,-  e não tendo poder para mata-lo, foram criando, através da maledicência o clima para que Roma O crucificasse .

Da maledicência sempre permanece algum efeito e somente quem já foi vítima sabe como é dolorosa a situação. O dano moral e psicológico, dependendo da estrutura emocional da vítima (como pessoas com um Eu Espiritual fraco) é às vezes de alto custo para a saúde chegando a provocar depressão profunda e até atos extremos de autodestruição.

A maledicência quase sempre vem acompanhada da calunia - que é  a afirmação falsa sobre uma pessoa- e a difamação que ataca a honra objetiva que é a reputação;  ambos crimes previstos no Codigo Penal Brasileiro (quando encarnados ou vivos) e no Código Penal Divino (quando desencarnados ou mortos).

A calunia é  irmã da maledicência pois além de  inventar  mentiras para atingir alguém, algumas vezes a utiliza para causar separação ou desunião entre as pessoas. São aqueles casos em que o maledicente chega a dizer para alguém que fulano falou mal dele, ou que é um má pessoa. Este em vez de ignorar ou pelo menos conferir se é ou não verdade, acaba caindo na armadilha e rompe a amizade ou deixa de falar com o outro de uma hora para outra.

A calunia quando se converte em fofoca se espalha em todas as partes, faz parte do nosso “sangue sócio-cultural” e existe tanto na política, na religião, nos relacionamentos, sejam estes profissionais, comerciais, sexuais, acadêmicos e até na justiça, onde também é usada como arma por advogados inescrupulosos e antiéticos para que, por médio dela,  alterar o curso de um veredito, influenciando juízes- com pouco ou nenhum caráter crítico, determinando sentenças injustas e parciais. Eu já fui vitima desta situação!

 Desde o boteco á barbearia (ou salão de beleza) das universidades, escolas a palácios de governos, fóruns e até as paróquias, centros e templos de qualquer religião, ela – a maledicência, está presente. É um vírus que atinge  todo ser humano, independentemente de cor, raça, condição econômica, social ou religiosa.

Infelizmente não se costuma divulgar coisas boas, mas sim damos ênfase às coisas más das pessoas . Se uma pessoa fez dez boas ações e cometeu apenas um erro, certamente o que mais se espalhará será a má ação. 

Ja alguém diz "Do mexerico (fofoca) á maledicência vai apenas um passo. Pode ate se afirmar que a maledicência é o sol da calunia". Noutras palavras uma " simples fofoca" pode se tornar uma Maledicência.  O maldizente é o “criador intelectual” da mentira, o fofoqueiro é o “espalhador” da mesma,- mesmo ignorando da veracidade do fato!.Tanto os que espalham a fofoca como os que ouvem, fomentam a maldade, pois como se diz: “a língua do maldizente e o ouvido de quem ouve são irmãos”.

Conheço gente que torna a fofoca compulsiva e que tem até um prazer sádico para difundi-la. Não pode passar o dia sem tentar denegrir ou inventar mentiras sobre o próximo; tem outras que ficam a procura de ouvir falar mal das outras, sentem prazer em ouvir falar alguma coisa ruim de outra pessoa e procuram saber a tudo custo sobre a vida delas, principalmente as coisas negativas para depois espalhá-las.

A este respeito, no Evangelho segundo o Espiritismo, um Espirito superior nos adverte :“A calúnia, e suas pérfidas insinuações, habilmente espalhadas a todos os ventos, se vão avolumando pelo caminho. Em consequência, quando o perseguido se apresenta nos lugares por onde passou o sopro (a maledicência) do perseguidor, espanta-se de dar com semblantes frios, em vez de fisionomias amigas e benevolentes que outrora o acolhiam. Fica estupefato quando mãos que antes se lhe estendiam, agora se recusam a apertar as suas. Enfim, sente-se aniquilado, ao verificar que os seus mais caros amigos, vizinhos e parentes se afastam e o evitam. Ah! o covarde que se vinga assim é cem vezes mais culpado do que o que enfrenta o seu inimigo e o insulta em plena face!!. ( Julius Olivier Paris 1862)”

A maioria das vezes a causa da maledicência é a INVEJAPessoas doentes da Alma, que gostariam de ter esta u outra qualidade que a outra pessoa tem e não podendo alcançar este objetivo, denigra aquele que a quem deveriam admirar.  Caifás tinha inveja do novo profeta, assim, ele e o seu séquito (os “maldizentes”) pagaram alguns “fofoqueiros” para que espalhassem que Jesus era um agitador, revolucionário, inimigo de Roma, e isso fez com que se formasse uma turba de manifestantes (efeito manada)  a gritos pediram para que  Pilatos soltasse Barrabas e crucificasse o Messias.

Antes de fazer uma fofoca deveríamos de seguir o que diz a Biblia e nos enxergar no espelho da nossa consciência para ver se não “existe uma trava no nosso olho antes de olhar para a palha do olho do vizinho”.

Entretanto, considero moralmente aceito "advertir" o próximo se este se acha na iminência de cair nas garras de um malfeitor que tem como hábito ou vicio prejudicar o próximo. È avisar que está na frente dum "lobo com pele de ovelha". Também temos o dever moral de denunciar o malfeitor para que este não continue prejudicando os outros. Mas antes temos que nos certificar da veracidade dos fatos. Não se deixar levar pelo "ouvi dizer".

Conheço gente que se autodenomina "Cristã". e que não come carne de porco e não consumem álcool, mas que tem uma língua viperina e ficam levantando falsos testemunhos e espalhando maledicências contra seu próximo. Estes “cristãos” parece que não leram o que o Cristo dize a respeito : " Não é o que entra pela boca o que torna uma pessoa impura, mas o que sai da boca, isto sim, corrompe a pessoa (Mateus 15:11). 

Ainda a Biblia nos adverte em Tiago 3 " Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.  Com a língua bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus".

Costumo dizer que cada vez que levantamos um falso testemunho, ou difamamos alguém, martelamos dois pregos, um  na nossa consciencia  e outro no Cristo crucificado! Deixo para reflexão este escrito atribuído a Sócrates:

“Um dia, veio ao encontro do filósofo um homem, seu conhecido, que lhe disse:- Sabes o que me disseram de um teu amigo?- Espera um pouco - respondeu Sócrates. Antes de me dizeres  alguma coisa, queria que passasses por um pequeno exame. Chamo-lhe o exame do triplo filtro.- Triplo filtro? - Isso mesmo - continuou Sócrates. Antes de me falares sobre o meu amigo, pode ser um boa ideia filtrares três vezes o que me vais dizer. É por isso que lhe chamo o exame de triplo filtro. O primeiro filtro é a VERDADEEstás bem seguro de que aquilo que me vais dizer é verdade? Não - disse o homem, realmente só ouvi falar sobre isso e ...- Bem! - disse Sócrates. Então, na realidade, não sabes se é verdadeiro ou falso. Agora, deixa-me aplicar o segundo filtro, o filtro da BONDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo, é uma coisa boa? Não. Pelo contrário... - Então, queres dizer-me uma coisa má e que não estás seguro que seja verdadeira. Mas posso ainda ouvir-te, porque falta um filtro, o da UTILIDADE . Vai servir-me para alguma coisa saber aquilo que me vais dizer sobre o meu amigo? - Não. De verdade, não...- Bem - concluiu SócratesSe o que me queres dizer pode nem sequer ser VERDADEDIERO , nem BOM  nem me é ÚTIL, para que é que o queria saber?”

 Cada calunia, levantada contra nosso próximo viola a lei do Amor e tem suas consequências. Para quem acredita na reencarnação temos a Lei de Causa e Efeito sobre a pessoa que utiliza o dom da fala de maneira inconsequente engendrando calunias, difamação e promovendo discórdias. Esta na maioria das vezes reencarna ou vem na próxima vida com problemas ligados a fala ou a escuta do tipo lesões, malformações ou sofre traumatismos que afetam a fala, adquirem ou nascem com distúrbios neurológicos como surdos mudos, gagueira, e até nasce sem língua (Aglossia), além de sofrerem pela sua vez, nas vidas futuras, pela lei do retorno tudo o que fizeram a outrem! 

TUDO SE PAGA NA VIDA, SEJA NESTA OU NA PRÓXIMA. É A LEI!

  




quinta-feira, 27 de abril de 2017

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA GREVE















A VERDADEIRA INTENÇÃO DAS GREVES AGORA: “GOVERNAR POR BAIXO”.
(Para não dizer que não avisei das flores)

 Na Nicaragua, Daniel Ortega, que assumiu o liderazgo da Junta Revolucionaria do Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) hoje partido no governo ditatorial, depois da Revolução Sandinista em 1979, foi  surpreendido  com a inesperada derrota para Dna Violeta de Chamorro ,em  1990 nas primeira eleições livres  que a Nicaragua teve depois de 50 anos, eleições estas feitas a contra gosto pelo FSLN perante a quase derrota militar na guerra que ficou conhecidas como "Guerra dos Contras" e a pressão e observação internacional.
Nesta época, ele ficou na oposição durante 16 anos “Governando por baixo” durante os diferentes governos que se seguiram e que os esquerdopatas denominavam de “neoliberais” promovendo invasões de escolas e universidades com os movimentos estudantis (por incrível coincidência também chamado UNE) invasões de  terras, greves promovidas por sindicatos que ele e o seu partido tinham fundando (leiase CUT e demais sindicatos pelegos) conflitos violentos e atos de vandalismo e morte por enfrentamentos com a policia promovidos pelos  movimentos sociais que estavam sob o comando do caudilho Ortega e seu partido que, repito, era na época oposição. Más o que tem a ver isso com a Greve Geral do dia 28?

No Brasil, O Partido dos Trabalhadores (PT) depois do impeachmeant da Presidenta Dilma, perdeu o governo mais não perdeu o poder de manipulação das massas que fez durante mais de uma década. Não sejamos tão ingênuos concluir de que somente foram comprados empresários e políticos para que esta mafia se perpetuasse no  poder. Também foram manipuladas consciências de muitas pessoas principalmente estudantes, trabalhadores associados a sindicatos PTistas e pessoas pobres e ignorantes, beneficiadas de uma maneira u outra pelos programas sociais oferecidos pelo governo de Lula e Dilma. Todos estes grupos se tornaram caldo de cultura para que a esquerda retrógrada começarem a sabotar este e os próximos governos. O lema é " Há governo. Sou contra!

Esta se anunciando uma greve geral para dia 28; não é preciso ter três dedos de testa para saber que isto é uma manobra da esquerda mais recalcitrante dirigida pelo PT e seus aliados,  que não aceitam perder o poder e que tenta desestabilizar o atual e futuros governos, não se importando se com isto o pais vai a bancarrota destruindo ainda mais a enfraquecida economia que eles tentaram destruir durante mais de uma década no poder.

Agora o argumento é ser a favor dos trabalhadores e contra a reforma das Leis Trabalhistas e da Previdência.  Não vou dissertar sobre o assunto agora pois é muito longo, mas somente sei que paises mais desenvolvidos e civilizados que o Brasil como Espanha, Portugal, Grécia e agora França,  so para mencionar alguns, tiveram que fazer reformas iguais para poderem sair do atoladeiro econômico em que estavam, pergunto: por que o Brasileiro teria que ser diferente? O próprio PT enquanto estava no governo, estava empenhado em fazer estas reformas  mas como todo governo populista e demagogo não as fez.Ficaram maquiando o cadáver da economia do pais durante muitos anos até que chegou o momento de que o morto começou a cheirar mal. Agora toca ao Vice da chapa  a impopular tarefa de tentar ressuscitar o morto  ou enterra-lo de vez.

Pensei que com o Impeachmentn e a Lava Jato tínhamos extirpado o que chamo de PToma Maligno. Pelo visto ele deu muitas metástases e vai continuar incomodando .  O Lula e o seu PT no Brasil está querendo imitar o seu compañero Ortega da Nicaragua e  ficar “Governando por baixo” mesmo que isso custe a nos e a nossas futuras gerações ficar igual ou pior que a Venezuela.

O autor é ex-guerrilheiro Sandinista. exilado no Brasil desde 1981


sexta-feira, 7 de abril de 2017

QUANDO A IMPRENSA TEM MEDO.

“Jornalismo é publicar algo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade! (George Orwell)
A imprensa seja ela falada, escrita ou televisiva, tem o dever não somente de informar mas também  de investigar e divulgar fatos que ajudem a combater a corrupção, o abuso de poder, as violações dos direitos humanos e também divulgar informações que possam colocar em risco a população e a saúde pública. A imprensa livre é fundamental para o funcionamento da democracia e desempenha um papel social de altíssima responsabilidade  que deve ser exercido com absoluta transparência, objetividade, isenção e coragem, sob pena de ameaça à democracia e aos direitos de cidadãos ,independentemente de etnia, origem, credo, grau de instrução, posições político-ideológicas ou de estrato social a que pertençam.
É de se esperar, portanto que a imprensa falada ou escrita compreenda seu papel social e aceite submeter-se a uma única e plausível exigência: OBJETIVIDADE. Ao decidir tender para algum lado sem dar ao que pensa diferente a mesma oportunidade que a sua de se manifestar, a imprensa rouba o direito da sociedade de decidir com base em análise equilibrada, que para sê-la precisa de informações verídicas que lhe deem acesso a ambos os lados de todas as questões –
Ela tem o dever de fiscalizar e apurar fatos que são denunciados e que causem ou venham a causar prejuízos a terceiros.
Não há como conceber democracia sem uma imprensa livre e destemida. A imprensa é um dos canais por meio dos quais a sociedade civil se manifesta, emite opiniões, troca informações, vigia, denuncia e cobra dos três poderes clássicos -Executivo, Legislativo e Judiciário- e dos órgãos fiscalizadores do poder público-e nisso se inclui o M.P e as policias,  o perfeito funcionamento daquilo que entendemos como democracia e Estado Democrático de Direito.
Quando ela se cala ou omite, por quaisquer razões sejam elas: medo, interesses políticos, bairrismo, preconceitos de qualquer espécie e dinheiro, deixa de ser imprensa e passa a ser um meio de manipulação de poderosos e influentes  em detrimento dos mais humildes e ignorantes, dos que não tem voz, dos excluídos, dos que não tem o poder, seja político, publico ou financeiro. Ao longo da minha vida tenho visto Jornalistas que por denunciarem a verdade foram vítimas de atropelos, cárceres, agressões e morte como também ao contrário tenho conhecido jornalistas covardes e omissos que por medo de retaliações ficam omissos e calados com temor a represálias. Na minha terra de origem o assassinato  por parte da ditadura Somocista do Jornalista e Mártir Pedro Joaquim Chamorro Cardenal, foi o estopim para a guerra revolucionaria que viria a derrocar a própria no que ficou conhecido como a Revolução Sandinista. Hoje o novo governo esquerdista e também autoritário continua perseguindo jornalistas e fechando programas e rádios contrários a linha do  governo.    

Recentemente surgiu um fato que foi gravado em um vídeo e saiu nas mídias sociais de Itabuna, em que envolve um Médico, político, empresário e 6 vítimas por erro médico deste elemento. Foi procurada uma radio local que supostamente não tem nenhuma influencia política para denunciar o fato. O gerente da mesma se negou a fazer pública a denuncia se dizendo temeroso de ser processado pelo poderoso. As vítimas, já fizeram a devida denuncia no Ministério Público mas mesmo assim, o Diretor da mídia se negou a noticiar o fato, mesmo sendo enviado um repórter da mesma radio para entrevistar as mesmas.

Acontece que na semana seguinte, exatamente no dia 1º  de Abril, no programa Resenha da Cidade desta radio , o denunciado teve o direito a se defender das acusações  e inclusive a ameaçar de processar as vítimas que o tinham denunciado.

Agora fica a questão. Uma imprensa que é parcial e tende do lado mais forte da balança pode ser considerada uma imprensa a serviço da sociedade, da Justiça, da Democracia e dos Direitos dos cidadãos. Com a resposta o cidadão!