DEMOCRACIA Y JUSTICIA

DEMOCRACIA É NOSSO LEMA!
JUSTIÇA É O NOSSO PROPÓSITO
A PAZ O NOSSO OBJETIVO.!

LA DEMOCRACIA ES NUESTRO LEMA
LA JUSTICIA NUESTRO PROÓSITO
LA PAZ NUESTRO OBJETIVO!

sexta-feira, 7 de abril de 2017

QUANDO A IMPRENSA TEM MEDO.

“Jornalismo é publicar algo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade! (George Orwell)
A imprensa seja ela falada, escrita ou televisiva, tem o dever não somente de informar mas também  de investigar e divulgar fatos que ajudem a combater a corrupção, o abuso de poder, as violações dos direitos humanos e também divulgar informações que possam colocar em risco a população e a saúde pública. A imprensa livre é fundamental para o funcionamento da democracia e desempenha um papel social de altíssima responsabilidade  que deve ser exercido com absoluta transparência, objetividade, isenção e coragem, sob pena de ameaça à democracia e aos direitos de cidadãos ,independentemente de etnia, origem, credo, grau de instrução, posições político-ideológicas ou de estrato social a que pertençam.
É de se esperar, portanto que a imprensa falada ou escrita compreenda seu papel social e aceite submeter-se a uma única e plausível exigência: OBJETIVIDADE. Ao decidir tender para algum lado sem dar ao que pensa diferente a mesma oportunidade que a sua de se manifestar, a imprensa rouba o direito da sociedade de decidir com base em análise equilibrada, que para sê-la precisa de informações verídicas que lhe deem acesso a ambos os lados de todas as questões –
Ela tem o dever de fiscalizar e apurar fatos que são denunciados e que causem ou venham a causar prejuízos a terceiros.
Não há como conceber democracia sem uma imprensa livre e destemida. A imprensa é um dos canais por meio dos quais a sociedade civil se manifesta, emite opiniões, troca informações, vigia, denuncia e cobra dos três poderes clássicos -Executivo, Legislativo e Judiciário- e dos órgãos fiscalizadores do poder público-e nisso se inclui o M.P e as policias,  o perfeito funcionamento daquilo que entendemos como democracia e Estado Democrático de Direito.
Quando ela se cala ou omite, por quaisquer razões sejam elas: medo, interesses políticos, bairrismo, preconceitos de qualquer espécie e dinheiro, deixa de ser imprensa e passa a ser um meio de manipulação de poderosos e influentes  em detrimento dos mais humildes e ignorantes, dos que não tem voz, dos excluídos, dos que não tem o poder, seja político, publico ou financeiro. Ao longo da minha vida tenho visto Jornalistas que por denunciarem a verdade foram vítimas de atropelos, cárceres, agressões e morte como também ao contrário tenho conhecido jornalistas covardes e omissos que por medo de retaliações ficam omissos e calados com temor a represálias. Na minha terra de origem o assassinato  por parte da ditadura Somocista do Jornalista e Mártir Pedro Joaquim Chamorro Cardenal, foi o estopim para a guerra revolucionaria que viria a derrocar a própria no que ficou conhecido como a Revolução Sandinista. Hoje o novo governo esquerdista e também autoritário continua perseguindo jornalistas e fechando programas e rádios contrários a linha do  governo.    

Recentemente surgiu um fato que foi gravado em um vídeo e saiu nas mídias sociais de Itabuna, em que envolve um Médico, político, empresário e 6 vítimas por erro médico deste elemento. Foi procurada uma radio local que supostamente não tem nenhuma influencia política para denunciar o fato. O gerente da mesma se negou a fazer pública a denuncia se dizendo temeroso de ser processado pelo poderoso. As vítimas, já fizeram a devida denuncia no Ministério Público mas mesmo assim, o Diretor da mídia se negou a noticiar o fato, mesmo sendo enviado um repórter da mesma radio para entrevistar as mesmas.

Acontece que na semana seguinte, exatamente no dia 1º  de Abril, no programa Resenha da Cidade desta radio , o denunciado teve o direito a se defender das acusações  e inclusive a ameaçar de processar as vítimas que o tinham denunciado.

Agora fica a questão. Uma imprensa que é parcial e tende do lado mais forte da balança pode ser considerada uma imprensa a serviço da sociedade, da Justiça, da Democracia e dos Direitos dos cidadãos. Com a resposta o cidadão!





Nenhum comentário: