DEMOCRACIA Y JUSTICIA

DEMOCRACIA É NOSSO LEMA!
JUSTIÇA É O NOSSO PROPÓSITO
A PAZ O NOSSO OBJETIVO.!

LA DEMOCRACIA ES NUESTRO LEMA
LA JUSTICIA NUESTRO PROÓSITO
LA PAZ NUESTRO OBJETIVO!

domingo, 18 de fevereiro de 2018

OS DIFERENTES TIPOS DE RIQUEZAS





“O problema não está no dinheiro e sim no homem, da maneira que o obtém, o administra e no fim que ele lhe dá”

Há muito tempo venho enfrentando um conflito existencial entre o querer ficar rico ou continuar pobre. Estou me referindo a parte material. Não consegui descobrir ate agora porque a minha aversão ao dinheiro, isto é , de não gostar tanto do dinheiro como outros gostam. Já ganhei  o suficiente para ficar rico  ao longo dos meus 57 anos de existência .
 Nunca fui preguiçoso –trabalho desde os 13 anos e aos 15 já era independente economicamente sustentando junto a minha mãe- e tenho de nascença  tino comercial, sei como ganhar dinheiro, de forma honesta  porem não consegui ainda acumular riquezas.
Mas de onde vem esse medo de ficar rico?  Será uma praga ou maldição? será produto ou consequência de outra reencarnação onde eu tal vez fui um grande perdulário ou  usei o dinheiro de maneira incorreta ou para prejudicar os outros? Fui egoísta e avarento demais em outra vida?  Será talvez  porque desde tenra idade a minha mãe, cada vez que tocava nele me obrigava a lavar as mãos porque dizia que o “dinheiro era sujo” e isto ficou gravado no meu subconsciente? Será porque tenho visto ao longo da minha vida que ele, “o vil metal , na maioria das vezes trouxe sofrimento, brigas, separações e dor nas famílias e na sociedade? Será porque tenha lido em algumas passagens do Evangelho frases  onde aparece a riqueza como um obstáculo para a salvação da alma? Será porque tenha visto em esta existência a vulnerabilidade das coisas materiais? Perdemos a nossa casa com tudo dentro num incêndio quando tinha 10 ; vi milhares de vivendas, vidas e poder econômico destruídos em poucos minutos num terremoto quando tinha 12; A os 18 anos, participei de uma revolução armada no meu pais de origem,  onde se perderam vidas, patrimônios, dinheiro e poder em questão de meses.. Emfim,  De onde vem esta minha neurose de não querer enriquecer?
Tenho conhecidos e até amigos, que são de algumas seitas religiosas  que pregam  que a pobreza é do diabo e a riqueza é de Deus. Já o Cristo adverte, varias vezes, sobre o perigo que ela  representa para a “salvação”.  E só ler o Evangelho quando o Divino Mestre  se referiu a este assunto. Se não vejamos.
Nos Evangelhos de São Lucas: 16:13, 18:18-25, São Mateus 19: 16-24, São Marcos 10: 17:25, ele adverte sobre o obstaculo de ser rico e entrar no reino dos céus, isto é, servir a Deus e ao dinheiro (Mamon). Mas se a riqueza vem a ser um empecilho por que Deus a colocou no mundo e por outro lado o seu filho,  nos alerta sobre o perigo que ela representa para a alma? Lembram daquela passagem que é mais fácil uma cabo (camelo)  entrar pelo olho de uma agulha que um rico entrar no céu? (São Lucas 18: 24-25)?  Já Kardec nos diz “ A riqueza é uma prova muito difícil, mais perigosa que a miséria, pelo seus arrastamentos, as tentações que dá, e a fascinação que exerce; é o excitante supremo do orgulho, do egoísmo e da vida sensual; é o laço mais poderoso que liga o homem á Terra e afasta seus pensamentos do céu; produz tal vertigem que se vê, frequentemente aquele que passa da miséria á fortuna esquecer depressa a sua primeira posição, esquecendo se  inclusive daqueles que o dotaram, aqueles que o ajudaram, e se tornam insensíveis ,egoístas e vãos”(falsos). 
Acredito que a riqueza (material) é um Bem de Deus, porém quem a utiliza é o homem, e depende do seu livre arbítrio de como a utilizará, se para o progresso moral , intelectual, cientifico, tecnológico e espiritual da humanidade  ou para seu próprio beneficio egoísta .Graças ao bom uso da riqueza a humanidade tem progredido em todos os campos da matéria e também  no campo Espiritual com projetos sociais e filantrópicos feitos. Países se tornam prósperos graças a riquezas naturais que eles possuem e exploram. O Brasil é um exemplo disso. 
Mas será que devemos seguir ao “pe da letra” o que diz a Biblia como o fazem alguns irmãos Evangélicos? Será que, nas palavras de Kardeck “ a riqueza vem  ser um barreira á salvação daqueles que a possuem”?
Isto me lembrou de um sermão que escutei na adolescência onde o padre falava sobre os tipos de riquezas: Existem vários tipos de riquezas , pregou ele na quele sermão.:  
Os Ricos Ricos são os  ricos materialmente,moral e espiritualmente, aqueles que tendo riquezas não a utilizam de maneira egoísta senão, ao contrario a sabem compartilhar com os que não tem. Participam e doam parte dela a projetos filantrópicos e sociais. Praticam a Caridade e a Abnegação. Utilizam sua fortuna de maneira providencial. Não se apega aos bens terrestres de maneira doentia (avareza). Na hora de retornar ao mundo espiritual –a chamada “morte”-  a alma não experimentam tanto sofrimento pelo que deixam atrás. Amam a Deus mais que a Mamon (dinheiro) !
Os Ricos Pobres  Ricos Materialmente são Pobres Moral e Espiritualmente,  são os que muito tem, e quando mas tem mas querem (Avareza ), possuem uma paixão doentia pelo dinheiro que ate parece que tem orgasmos múltiplos quando ficam a conta-lo; são os que só pensam utiliza-lo na sua satisfação pessoal esquecendo-se de reerguer o próximo caído, sem humilha-lo. Que ao invés de compartilhar parte da sua riqueza para a Caridade a utiliza para se encher de coisas supérfluas e para satisfação da sua própria vaidade e  orgulho. Na sua avareza, não mede escrúpulos para, no seu afã doentio por querer sempre mais, se utilizar de artifícios imorais e anti éticos. É a ganancia ao extremo. Este se esquece de que foi Deus que o colocou como depositário fiel dos bens que possui e que lhe será pedida contas deste deposito na vida espiritual. São tão apegados ao dinheiro que so pensam nele como a causa primaria da existência deixando Deus e suas Leis em segundo plano. Estes ao contrario dos Ricos Ricos, Amam mais a Mamon que a Deus! Estes ricos, quando  morrem, ou deixam a vida terrena,  custam a desencarnar,  sofrem “no inferno” pois ficam ligados as coisas materiais (matrialistas) mesmo depois de morto o corpo físico. Isto esta demonstrado de maneira alegórica -e a Bíblia tem muitas alegorias- na parábola do rico e o Lázaro  (São Lucas 16: 19-31), representado na gravura que ilustra esta matéria.
Os Pobres Ricos são aqueles que mesmo passando ou sofrendo a pobreza material gozam de riqueza Moral e Espiritual (bons sentimentos). Mesmo tendo pouco, compartilham o pouco que tem já seja ,  praticando a caridade e o amor com seu próximo, já seja  visitando os doentes num hospital, anciãos num asilo,presos, órfãos , confortando e levantando ao que esta caído, enfim , usando a riqueza do  coração para o maior de todos os tesouros: “O AMOR AO PROXIMO”.  Tenho dois belos exemplos na família  uma avô e uma tia. Estes, segundo o Cristo vão direto ao “Seio de Abrão”, isto é “ao céu” 
Os Pobres Pobres, são aqueles que são pobres tanto material como moral e espiritualmente. Aquele que estando na miséria ainda rouba, faz estelionato, trafica e até mata para querer sair dela. Aquele que fica resmungando e ate blasfemando contra Deus de ter nascido ou ficado pobre. Com um sentimento de inferioridade ele  é movido pela Inveja tanto das poses materiais do seu próximo como de suas qualidades morais ou espirituais. Mesmo não tendo dinheiro, é  egoísta , vaidoso e orgulhoso (minha avô dizia desta situação “Orgulho com fome”). É apegado ao pouco que tem que ate por um mero centímetro de um barraco é capaz de matar.  Caridade, visitar um orfanato, hospital, se envolver numa obra social nem pensar! Emfim ele igual que o rico pobre no que concerne a qualidades morais-espirituais com a unica diferença que é pobre materialmente. 

Cabe a nós optar por adquirir riquezas que levaremos para a outro lado da vida quando morrermos . Riquezas que, segundo o Divino Mestre dize na sua sabedoria Divina “nem as traças e a ferrugem   consomem e nem ladrão não consegue roubar (São Mateus 6: 19-26)" As riquezas Morais-Espirituais que se acumulam no céu independentemente se estarmos nesta encarnação ricos ou pobres! 
To Be or not To Be!  That´s que question!

Nenhum comentário: