DEMOCRACIA Y JUSTICIA

DEMOCRACIA É NOSSO LEMA!
JUSTIÇA É O NOSSO PROPÓSITO
A PAZ O NOSSO OBJETIVO.!

LA DEMOCRACIA ES NUESTRO LEMA
LA JUSTICIA NUESTRO PROÓSITO
LA PAZ NUESTRO OBJETIVO!

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

A XENOFOBIA NO BRASIL E NO MUNDO

“Então, dirá o Rei a todos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo. Pois tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber; fui estrangeiro, e vós me acolhestes!” Mateus 25 34:35


Dentro da lista de vícios da humanidade um que é quase comum a todos é a Xenofobia  que vem do grego:  xénos: "estranho"; e phóbos: "medo"]) é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país com uma cultura, hábito, raça ou religião diferente.

Apesar de ter sido bem acolhido pela maioria das pessoas quando me exilei no Brasil, quando vim fugindo do meu pais de origem por motivos políticos em 1981,  também tenho sofrido deste tipo de preconceito de parte de alguns nativos , mas  graças a Deus, poucos.  E não somente por gente de baixo nível intelectual senão até por pessoas de nível superior de escolaridade.

No mundo vemos pessoas e até governos-(como o da Itália)- tomarem atitudes xenófobas contra os imigrantes que procuram refugio em outro pais fugindo das calamidades naturais, como a seca, terremotos, inundações assim como das guerras e caos econômicos gerados pela instabilidade politica como esta sendo o caso em nosso continente dos regugiados  Venezolanos e Nicaraguenses.

Em questão de uma semana, atos de xenofobias foram registrados na Costa Rica contra os refugiados Nicaraguenses que fogem da instabilidade politica e econômica causada pelo regime Castro-Bolivariano do ditador Ortega como também no Brasil no estado de Roraima contra os imigrantes Venezuelanos que também fogem pela mesma causa do regime idêntico do ditador Nicolás Maduro.

Ao ver as cenas pelas mídias fui acometido de sentimentos de revolta e também de tristeza. Revolta ao ver como seres humanos são capazes de maltratar e humilhar outros seres do mesmo gênero, que se encontram  em situação de extrema vulnerabilidade e que procuram a sua sobrevivência em outro pais que não é o dele. Tristeza de ver famílias inteiras de dois povos, o Nicaraguense e o Venezolano que vivenciam a mesma situação quando são obrigados a abandonar a sua pátria por causa da megalomania dos seus governantes de se perpetuarem no poder a custas do sofrimento do seu próprio povo.

A Declaração dos Direitos Humanos diz no seu artigo primeiro que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. Estas leis foram criadas , depois das atrocidades causadas pela Alemanha Nazista durante a  Segunda Guerra Mundial com o intuito de criar bases éticas e morais na promoção dos valores e dignidade humanos a nível universal.

São leis humanas elaboradas para regular a convivência  entre os habitantes do planeta, mas me pergunto, será necessárias elaborar leis para uma coisa tão elementar como é ajudar ao próximo quando ele está numa situação de extrema necessidade? Fico triste e até preocupado com este tipo de atitudes discriminatória  de alguns que se dizem ser seres humanos  e me pergunto que tipo de “sentimentos humanos” eles tem no coração? Imagino que essas pessoas  não tem sentimentos e sim instinto.animal . Mais nem isso, pois mesmo entre os bichos,  tenho visto atos de solidariedade .  Foi horrível ver grupos exaltados de Brasileiros Xenofobos queimando os poucos pertences dos refugiados Venezolanos em Pacaraima. O mesmo sentimento tive ao assistir alguns Costarriquenses fazerem manifestações de hostilidade e repudio para seus irmãos de fronteira que fogem desesperados da perseguição da ditadura da Nicarágua, coisa que não aconteceu em 1978-79 quando também houve a imigração em massa de Nicaraguenses durante a Revolução Sandinista.

Está longe ainda o momento em que os humanos tomem consciência de que somos todos filhos do mesmo Criador e que debemos nos ajudar e nos proteger uns aos outros! 

Mas nem tudo está perdido. .Ainda existem, - em maioria graças a Deus- pessoas realmente humanas e sobre tudo Cristãs que tem se solidarizado com os imigrantes dando-lhes albergue, alimentação, roupas ,e  apoio moral , acolhendo-os como se fossem um dos seus. Para esses está reservado o Reino dos Céus, como dize o Cristo na sua parábola em epigrafe “E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo

E os Xenófobos na hora do Juízo lhe perguntarão: “E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?” E o Rei, lhes  lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim., Mais para frente a sentença : “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. E irão estes para o tormento eterno”

PALAVRAS DE DEUS!


Nenhum comentário: