DEMOCRACIA Y JUSTICIA

DEMOCRACIA É NOSSO LEMA!
JUSTIÇA É O NOSSO PROPÓSITO
A PAZ O NOSSO OBJETIVO.!

LA DEMOCRACIA ES NUESTRO LEMA
LA JUSTICIA NUESTRO PROÓSITO
LA PAZ NUESTRO OBJETIVO!

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

A COBIÇA E A CARIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA.


 

 

 

Esta pandemia veio a mexer em TODOS os aspectos da vida humana na terra:  Espiritual, Psiquico (mental-emocional) Físico(biológico)  e Material (financeiro)

Irei me deter fazer uma analises desta vez da parte Material Financeira.

O Virus Chinés, veio abalar as macro economias das nações assim como as da família e dos indivíduos de maneira nunca antes vista na historia da humanidade. Com as medidas sanitárias de distanciamento a economia parou de funcionar e os resultados de empresas falidas, lojas fechadas, massa de desempregados, famílias e indivíduos despejados e passando necessidades  etc estão e continuarão acontecendo por um bom tempo. Isso num quadro otimista de que não aconteça um rebrote da pandemia. 

Ante o quadro de emergência, o Brasil como um todo vem tomando varias medidas, tanto a níveis governamentais (federal, estadual e municipais) como da iniciativa privada (empresas, ONGS, igrejas, etc) para tentar mitigar o impacto econômico e social dentro da população.

Fico emocionado ao ver a mobilização de grupos  e pessoas individualmente praticando a caridade com seu próximo em maior estado de vulnerabilidade , distribuindo desde bens materiais (alimentação, dinheiro, material de limpeza, EPIS etc) ate atos bem simples como, recolhendo lixo reciclável,  lives de solidariedade moral,  cursos gratuitos via internet, fornecimento de WIFi, etc. etc.). 

Uma grande maioria do grande capital, tanto nacional como estrangeiro, tem doados quantias enormes de dinheiro nestas luta de solidariedade com o seu semelhante. Estes ricos empresários tiraram do seu bolso, parte dos seus lucros para sustentar seus funcionários e familiares durante o tempo que a empresa ficou fechada.  Donos de imóveis, sensibilizados com a situação de falta de renda dos seus inquilinos, não cobraram  e conheço pessoas que ate CEDERAM seus imóveis para pessoas que foram despejadas!

Mas INFELIZMENTE, também ficou em evidencia o lado EGOISTA e COBIÇOSO  do ser humano, onde pessoas e empresas ,  não se comoveram  em nada com o sofrimento alheio.

Fui testemunha de locatários  que não se sensibilizaram nem um pouco com o inquilino  e que pediram o imóvel- mesmo ficando este depois fechado, não gerando por tanto nenhum lucro.

Claro, dentro destes locatários  tem alguns que vivem graças a renda de um ou dois imóveis, caso este que ate justificaria a ação de despejo, mas sei de alguns que NÃO DEPENDEM deste aluguel  para sua sobrevivência material (tem mais de 1 imóveis) e que prefere ver na rua a seu próximo que se privar dos supérfluos que possuem na vida.  Conheço um que tem VÁRIOS imóveis além de uma rede de farmácias e que nesta pandemia chegou adoecer gravemente (teve principio de AVC)  pela preocupação da falta de pagamento dos seus imóveis! Paradoxalmente ele faz parte de um grupo que se denomina “Discípulos de Jesús”. Contrariamente, também conheci o caso de um outro empresário, milionário, que esta dispensando parte da sua riqueza para ajudar os refugiados venezuelanos que vem a procurar a sobrevivência no Brasil (... porque tive fome e me destes de comer, sede e me destes de beber,  era estrangeiro, e hospedastes-me;...(J.C. em Mateus 25).

 Também soube de empresas de planos de saúde, que ganharam MILHOÉS ao longo dos anos, as custas dos seus profissionais credenciados (médicos e dentistas)  e que não se preocuparam nenhum pouco com seus profissionais  credenciados que pararam de trabalhar por causa da pandemia. Devem de pensar que TODOS os doutores são ricos ou tem reservas financeiras.

Mas vamos a dissertar o assunto da COBIÇA do ponto de vista do DINHEIRO.

Segundo o dicionário, Cobiça significa o desejo ardente de possuir ou conseguir alguma coisa. desejo imoderado de bens, riquezas ou honras; ambição, avidez, concupiscência.

Muita gente confunde cobiça com inveja, sentimento de pessoas que desejam possuir o que o outro possui, que são duas coisas distintas. Moises, nas leis recebidas por Deus coloca a palavra cobiça no 10º mandamento : “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma de teu próximo” , mas engraçado, parece que Deus se esqueceu de colocar a COBIÇA ou GANANCIA ao DINHEIRO nas suas leis.  E isto é que tem levado ao homem a pecar muito mais contra as leis divinas do que o desejar (invejar) por exemplo a mulher do próximo.

Não da como separar a cobiça do dinheiro pois é nesta pedra que a maioria da humanidade tropeça na sua caminhada evolutiva.

A pergunta que venho me fazendo ao longo dos anos é se o dinheiro é bom ou mau. E uma benção ou uma maldição? Tento responder esta pergunta aos 60 anos de idade, depois de não ter acumulado riquezas mesmo tendo condições no passado . Deve ter sido, depois de ter visto e passado ate situações resultantes do “desejo ardente ao dinheiro” de alguns,  em detrimento de outros, acho que criei um bloqueio psíquico de querer enriquecer ou ter além do necessário. Dever ter sido porque vi filhos querendo tirar dos pais deixando-os na miséria e ate assassinando-os , conjugues abandonando o outro quando empobrece, e até  , matando o outro quando enriquece para ficar com a herança,  isto sem falar em latrocínios,  estelionatos e fraudes que diariamente são cometidas em todas as camadas sociais e em todas as profissões (inclusive religiosas)  pelo “amor desenfreado (cobiça, ganancia) ao vil metal”. No noticiário atual, esta inclusive o caso da pastora e deputada que supostamente  mandou matar o marido porque este estava tentando controlar  o dinheiro dela.  DINHEIRO , SEMPRE DINHEIRO!

O dinheiro é uma ENERGIA forte e poderosa que pode ser usada para beneficiar ou para destruir. Assim como a radiação. Depende do seu objetivo para ser utilizada.

No sentido deletério, o dinheiro  sempre é usado pelo “lado escuro da força” para insuflar no ser humano a cobiça, o orgulho, a vaidade, o desejo de poder, a lascívia, a preguiça, a dependência química, e tantos outros vícios morais degradantes e perturbadores da alma.

No sentido benéfico pode ser um catalizador da evolução do espirito humano quando se pratica a CARIDADE,  pois através dela se alimenta o faminto, se agasalha o corpo com frio, se da abrigo ao estrangeiro,  se constroem tetos para os desabrigados, se compram remédios para os que sofrem de doenças e dores e não tem como comprar, se educa, se proporciona tranquilidade a velhice cansada, e no quadro atual pandêmico, se ajuda aquele que ficou em estado vulnerável;  enfim, esta energia, se bem empregada, pode beneficiar a muitos de diferentes maneiras.

Eis  a diferença entre o bom e o mal uso que se da ao dinheiro.  Enquanto alguns  usam essa  poderosa energia para elevar-se moral e espiritualmente ajudando seu próximo,  o outro usa essa mesma energia de maneira egoística,  e mesquinha (usando-o para fins supérfluos)deixando-o pobre espiritualmente. O primeiro eu chamo de RICO RICO, (rico financeiramente e espiritualmente) enquanto o segundo em chamo de RICO POBRE, rico financeiramente, e pobre espiritualmente

Para finalizar, deixo algumas passagens da Biblia, começando com a parábola onde o Divino Mestre,  deixa claro que A COBIÇA,  na hora da morte não somente nos causara a grande  decepção de não podermos levar nada, como também causa ao espirito serias perturbações depois da morte do corpo físico, pelo APEGO as coisas mundanas.

“ Acautelai-vos e guardai-vos da aavareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância dos bens que possui.

E propôs-lhes uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todo o meu produto e os meus bens; E direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, acome, bebe, e alegra-te.Porém Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua aalma; e o que tens preparado para quem será?

21 Assim é o que para si ajunta atesouros, e não é rico para com Deus” (Jesús o Cristo  em Lucas 12).


Em sua arrogância o ímpio (o cobiçoso, ganancioso)  persegue o pobre, que é apanhado em suas tramas. Ele se gaba de sua própria cobiça e, em sua ganância, amaldiçoa e insulta o Senhor.Salmos 10:2-3

O amor (a cobiça)  ao dinheiro   é a raiz de muitos males. A Bíblia diz em 1 Timóteo 6:10: “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1 João 2:15-17

To Be or not To Be! That´s the question!

Nenhum comentário: