DEMOCRACIA Y JUSTICIA

DEMOCRACIA É NOSSO LEMA!
JUSTIÇA É O NOSSO PROPÓSITO
A PAZ O NOSSO OBJETIVO.!

LA DEMOCRACIA ES NUESTRO LEMA
LA JUSTICIA NUESTRO PROÓSITO
LA PAZ NUESTRO OBJETIVO!

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

O APÁTRIDA

 



Eu tenho QUATRO pátrias:  a Pátria Espiritual que é a original, de onde eu vim antes de nascer (ou reencarnar), o planeta terra que foi escolhido entre tantos outros nas galáxias ,  a pátria onde  eu nasci ou encarnei e e deixei o meu umbigo, e a pátria que me adotou no exilio  e onde eu por enquanto vivo.  Mas mesmo assim, já fui chamado de apátrida (sem pátria) por línguas injuriosas tanto de lá (da pátria onde nasci) como de cá, e todas essas línguas preconceituosas pertencem a indivíduos de ideologia de esquerda que, por não concordarem com a minha ideologia contrária , tentam me atingir com essa palavra : APÁTRIDA ou seja, que não tenho pátria; por outro lado ja fui chamado de " o mais brasileiro dos estrangeiros" pelo meu amigo radialista Val Cabral,  devido a defesa da democracia na minha pátria adotiva e luta contra o socialismo que tentou se perpetuar no poder. 

Mas o que é Pátria? Segundo a definição do  dicionário é o  país em que se nasce e ao qual se pertence como cidadão; terra, torrão natal. Eu discordo no primeiro enunciado e concordo no segundo. A Pátria não precisa ser necessariamente o lugar onde a pessoa nasce, e sim onde exerce seu papel de cidadania, i.e, onde possa ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos e deveres civis. É também onde possa participar no progresso  da sociedade, e ter direitos políticos. Estes direitos me foram negado nos pais onde nasci por causa de um governo antidemocrático e consigo exercê-los na minha pátria adotiva que é o Brasil.

Infelizmente, ao longo da historia tem se confundido ideologias politicas com amor á pátria levando inclusive a mortes coletivas em guerras fraticidas assim como exílios massivos dolorosos por estas questões.  Só como  exemplos na historia recente,  na segunda guerra os soldados alemães pensavam que estavam lutando e morrendo pela pátria germânica e no caso da minha pátria nativa,  jovens foram forçados a se alistar no exercito da ditadura sandinista de esquerda  nos anos 80´s para servirem de carne de canhao na guerra civil conhecida como a guerra dos contras. Isto também aconteceu  na Argentina com a guerra das Malvinas, onde a ditadura de direita da época, “comprou”  uma guerra com a Inglaterra- para desviar a atenção ao conflito politico interno com corrupção e violações dos direitos humanos -  e enviou jovens a morrerem em vão para “defender a pátria contra a agressão estrangeira

 Em todos os  casos, os soldados pensavam que estavam “ defendendo a pátria” quando na realidade estavam defendendo uma  ditador com sua ideologia com  resultado catastrófico depois.  

As “verdades patrióticas ” são de acordo a perspectiva de cada um,  seja ele de qual ideologia politica pertença e a sua própria experiência de vida. Alguns pensam que uma ideologia socialista ira ser boa para a pátria , ou seja, para seus cidadãos que a compõe, outros, como eu, acham que não; mas isto baseado na minha própria experiência de vida.

 Mas se existisse uma invasão estrangeira de algum  pais, com certeza iriam se deixar de lado as ideologias e todos iram fechar fileiras para defender a pátria contra o invasor.” De uma  maneira mais esportiva, o sentimento patriótico fica em evidencia na copa do mundo onde todos torcem pelo time da própria pátria, independentemente da ideologia.

 Hoje as minhas duas pátrias do continente  travam uma guerra que atinge a minha pátria planeta: a pandemia.  Enquanto que em uma o governo não toma as medidas cabíveis para mitigar as mortes e a dor, ao contrario, incentiva o genocídio, na outra o governo tem tomado medidas dignas e humanas para proteger seus cidadãos do impacto da peste em todas as frentes, econômica, politica  e social.

 Mientras tanto,  procuro sempre cumprir com meu dever cidadão nas medidas da minha possibilidade, para servir a minha pátria adotiva,  enquanto oro  pela minha pátria nativa e me preparo para ser um Bom Defunto para quando tenha que abandonar a pátria terráquea e tenha que  voltar a minha pátria espiritual, a minha verdadeira pátria!

 To Be or not To Be! That´s the question!

 


Nenhum comentário: